Surrogacy (Barriga de Aluguel) no exterior Principais Dúvidas
O processo de barriga de aluguel é complexo do ponto de vista médico, jurídico, são muitos detalhes e aspectos que acabam gerando muitas dúvidas para os futuros pais. Abaixo elencamos algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto:
Quem pode ter filhos através do processo de Gestação por Substituição ?
O processo de Gestação por Substituição é indicado para qualquer casal ou indivíduo que não consegue ou não tem possibilidade de conceber um filho. É indicado, inclusive, para casais homoafetivos, casais onde a mulher não pode engravidar por algum motivo, homens solteiros e mulheres solteiras que não podem ou, por alguma razão, não querem engravidar.
Quais são os passos do processo ?
Caso não sejam usados os óvulos da própria cliente, o processo se inicia com a escolha de uma doadora de óvulo. Essa doadora pode ser uma amiga ou parente dx cliente ou, ainda, ser selecionada através de um banco de óvulos internacional. Etapa definida, é feita a coleta do espermatozoide e dos óvulos. O procedimento é realizado em uma clínica nos Estados Unidos, ou Índia. (Se o processo ocorrer na Ucrânia, Rússia ou Grécia, o material genético será coletado pela clínica do país em questão).
As próximas etapas são a inseminação in vitro, o implante dos embriões no ventre da barriga de aluguel e a gestação, com acompanhamento permanente da clínica de reprodução, até o momento do parto.
Após o parto, ocorre um curto processo burocrático, necessário para a nacionalização do bebê. Se o processo ocorrer nos Estados Unidos, o bebê, ao nascer tem o direito à cidadania americana.
Em quais países no mundo o procedimento de “Barriga de Aluguel” é legalizado ?
Atualmente, o processo pode ocorrer nos Estados Unidos, Rússia, Grécia e Ucrânia.
É possível escolher o sexo do bebê ?
Sim, através da realização do diagnóstico Pré-implantacional (CGH/PGS), que tem como principal objetivo identificar possíveis anomalias cromossômicas do embrião, (o teste é utilizado para selecionar apenas embriões de boa qualidade, os quais poderão ser transferidos ao útero da surrogate - mulher que gestará), é possível identificar o sexo dos embriões e desse forma os pais podem escolher qual sexo desejam transferir na tentativa.
Há alguma relação dos pais com a “Barriga de Aluguel” antes, durante e depois do nascimento da criança ?
Depende de onde é realizado o processo. Nos Estados Unidos há uma relação, até próxima, entre os futuros pais e a “Barriga de Aluguel”, desde a escolha da mesma até o parto, podendo permanecer depois, se assim for de interesse e desejo das partes.
Para maiores esclarecimentos tanto da parte médica quanto da parte legal, entre em contato pelo e-mail: info@semeardiversidade.net